Começamos o artigo de hoje com um quadro novo na TVSertanejo e contamos tudo o que acontece com uma visão um pouco diferente do que vocês estão acostumados a conhecer de uma dupla sertaneja.
Alguns dias atrás acompanhei a dupla Willian e Renan em um fim de semana agitado em suas agendas. Willian e Renan vem se apresentando com muito sucesso na Região Sul do Brasil, trazendo em sua bagagem musical uma experiência de dez anos de festivais e trabalhos em casas noturnas, tanto no show com banda ou acústico a dupla preserva e trabalha com uma equipe de apoio de primeira linha com um repertório musical eclético ,atualizado e um estilo, esses dois artistas conquistam passo a passo um público cada vez maior e fiel. A dupla conta com escritório e sede própria de representação e produções artísticas a mais de quinze anos em Curitiba, e esta empresa foi uma das responsáveis pelo movimento country de Curitiba que nos anos noventa por um período de três anos transformou a capital paranaense numa cidade de cowboys, nessa época por um logo período uma média de vinte mil cowboys e cowgirls desfilavam com suas camionetas e vistos a caráter pelas ruas da cidade, lotando as mais de vinte casas noturnas do segmento sertanejo na capital Paranaense.
Acompanhei a dupla a um estúdio de música na qual os artistas estavam colocando vozes em uma nova música, chegando lá me deparei com aproximadamente 30 fãs da dupla que foram convidados por eles para participarem da música e vi que ali já realmente o trabalho de Willian e Renan seria diferente dos demais artistas sertanejos que conhecemos. Seus fãs foram convidados para colocarem as vozes na música em uma versão que será lançada AO VIVO.
Todos sabemos que os gritos ao vivo nas músicas que ouvimos e são todas FAKES né! No caso de Willian e Renan, os gritos não são aqueles básicos de estúdio e se vocês tiverem um ouvido apurado podem notar que 90% dos artistas nacionais tem os mesmos gritos exatamente iguais. A dupla paranaense fez um trabalho magnífico em estúdio com seus fãs e confesso que a música é muito boa e promete, quem está dando a opinião disso é alguém que presta atenção em muitos detalhes de músicas, e por isso estou passando essa visão a cada um de vocês. Logo após o encerramento dos trabalhos no estúdio notei que a dupla Willian e Renan se preocupa demais com seus fãs e o mínimo que eles querem estar é ao lado de cada um deles, foi uma festa só e cada pessoa que colaborou na gravação teve seu momento tiete com a dupla, todo mundo levou para casa a sua foto com os meninos, visto que o fotógrafo Fernando Mellies estava registrando todos os momentos dessa gravação.
Até eu entrei na dança e tive meu momento na foto do momento especial como você pode conferir abaixo:
No dia seguinte Willian e Renan tinham dois shows marcados na capital paranaense, e um deles me chamou muito a atenção, o show no Pequeno Cotolengo, que para quem não conhece é uma das maiores instituições na capital paranaense que cuida dos mais necessitados rejeitados pela sociedade (pobres, doentes, órfãos e todo tipo de necessidade). Conheça mais sobre a instituição no site http://www.pequenocotolengo.org.br/ . A dupla doou seu cachê para a instituição e se propôs fazer um show as 11 da manhã em pleno domingo, esse trabalho Willian e Renan executam com maestria, sempre pensando nos mais carentes e levando alegria a aqueles que mais necessitam. A instituição faz um almoço beneficiente para arrecadar fundos para os seus trabalhos. Depois desse momento Willian e Renan se deslocaram para a Festa do Pinhão na cidade de São José dos Pinhais-PR e lá estava eu esperando a dupla para fazer aquela análise crítica e verdadeira para os usuários da TVSertanejo. A Festa do Pinhão era realizada pela Prefeitura Municipal e aberta ao público sem a cobrança de ingressos, durante o dia todo muitas atrações estiveram no palco do evento e coube a Willian e Renan fechar o show da noite, sendo a principal atração do evento. Foi uma atitude certeira da Prefeitura Municipal levar os artistas com carisma ao evento, muito mais do que um artista nacional, afinal, seria um gasto desnecessário com esses cachês altíssimos que os artistas ultimamente tem cobrado. A dupla Willian e Renan também não é uma contratação fácil e barata assim, é difícil encontrar na agenda da dupla uma data disponível com facilidade, visto que a dupla trabalha em muitas parceiras com mais de 40 prefeituras do estado do Paraná conforme Willian me confidenciou em nosso bate papo.
A dupla chegou ao evento com 1 hora e meia de antecedência, mas o profissionalismo da dupla é que me encantou mesmo, antes mesmo da chegada da dupla ao evento pude ver uma equipe com aproximadamente 30 profissionais preparando tudo para que o show da dupla fosse bem executado (iluminadores, roadies, banda, produtores, fotógrafos, assessora de imprensa, etc) estavam todos fazendo suas funções desde a parte da manhã no local do evento. Quando cheguei ao local do evento, entramos pelo mesmo portão eu com o nosso veículo plotado e o Renan em seu veículo e por descuido próprio estava com a janela do veículo aberta e assim que se apresentou no portão de entrada foi logo reconhecido e ali já teve que deixar uns cds autografados por ali.
Nos colocamos na área do camarim enquanto alguns shows rolavam na Festa do Pinhão, e quando a dupla estava completa nos camarins é que comecei a sentir o quanto essa dupla é amada pelos seus fãs. Logo víamos as pessoas pedindo para Willian e Renan ir até a cerca que dividia o espaço para alguns autógrafos e algumas fotos.
Prontamente Willian fugiu de dentro do camarim mesmo com as ordens negativas de sua produtora para aquele momento, e foi até os fãs tirar as tradicionais fotos enquanto Renan se concentrava e fazia o aquecimento de sua voz para o show que iria se iniciar. Confesso que fiquei extremamente feliz com a atitude de Willian porque ali eu via pessoas humildes, pessoas com alguma deficiência física, motora e etc, esperando o momento do show de Willian e Renan.
Logo após esse momento a dupla subiu no palco e começou a se apresentar para os mais de 10 mil espectadores da Festa do Pinhão. Eles apresentaram um show dançante, animado e atual com repertório contagiante na qual era possível ver a alegria estampada no rosto das pessoas e a energia que vinha do palco confesso que era boa demais.
Nesse momento a equipe de Willian e Renan, aquelas 30 pessoas que falei lá atrás estava dando um suor danado para que o show ocorresse na mais perfeita ordem. Em um dos momentos do show a dupla integrava kits da dupla e Willian é que puxava a animação da platéia, e quando eu menos esperava o artista desceu do palco e foi no meio da galera entregar os kits, confesso que os seguranças do eventos ficaram apreensivos nessa hora, já que ninguém esperava por esse momento.
Os músicos da dupla são sensacionais e a qualidade musical imperava naquele momento, enquanto Renan dava o tom da festa, mostrando o porque ele é considerado um dos melhores 1a. voz do estado do Paraná. Quando Willian voltou ao palco tinham acabados os kits e ele não ficou parado e nesse momento vi ele pegar cartazes da dupla e voltar ao público para distribuí-los (nesse momento eu não entendi nada), afinal o que o público quer com o cartaz da dupla?
A dupla continuava fazendo um show bem dançante quando Willian chamou ao palco a sua assessora de imprensa (confesso não ter entendido nada de novo), e fiquei imaginando o que uma assessora de imprensa faz no palco no meio de um show? Nesse momento a dupla começou a tocar o famoso EU QUERO TCHU, EU QUERO TCHA e para minha surpresa fizeram a assessora dançar a música inteira parecendo uma bailarina do elenco. Isso mostra o quanto cada profissional que trabalha com a dupla gosta do que faz.
No fim do show da dupla que foi obrigado pelos contratantes a darem uma esticada de 20 minutos, visto que isso só é pedido quando o público está mesmo curtindo o show, vi que aquilo ali não teria hora para acabar.
Quando o show foi encerrado já se aglomeravam muitas pessoas na porta do camarim para terem seus momentos com Willian e Renan com a célebre fotinha. Nesse momento fiquei olhando e tinham pessoas de todos os tipos (famílias, gestantes, idosos, crianças, pessoas com deficiência, etc). e fiquei notando que as produtoras da dupla organizaram a fila magistralmente dando preferências a idosos, gestantes, deficientes e crianças, e nessa hora quero dar os parabéns a equipe da dupla que respeitou nossas leis vigentes. E lembram da história do cartaz que comentei lá atrás??
Pois é, ali entendi tudo e tirei as minhas dúvidas, tinham pessoas na fila com os cartazes para a dupla autografar, acreditam nisso???
Nessa hora pensei assim: os artistas realmente conhecem o seu público, isso é raro no meio sertanejo hoje em dia visto que o artista não consegue fazer essa leitura.
Passada a seção de fotos com os artistas acabava ali o trabalho da dupla Willian e Renan naquele fim de semana e porque eu decidi escrever esse artigo??
Confesso que eu tinha uma curiosidade extrema de saber como uma dupla consegue se manter em evidência com 27 anos de carreira? Agora entendi tudo, a dupla não se preocupa em fazer seus trabalhos e compromissos profissionais somente.
A dupla se preocupa sim com o povo humilde, o povo necessitado de uma alegria e com isso conseguem levar através da música uma alegria que muitas vezes chega na hora certa as pessoas. Independente de classe social a dupla faz também seus trabalhos ajudando quem mais necessita. Já vi a dupla doando brinquedos em instuições, já vi a dupla doando agasalhos e sempre estão preocupados com o próximo.
Quero encerrar aqui parabenizando o trabalho social que a dupla desenvolve e dizer que se no mínimo a música é tão importante para as pessoas cabem a vocês ARTISTAS fazerem o bem a nossa sociedade.
Saiba mais da dupla no site www.willianerenan.com.br
REPORTAGEM:
Maurício Ferigato
@MauFerigato