ARTIGO : Aula de música com Chitãozinho & Xororó

Depois de lançar todos os projetos comemorando 40 anos de carreira da dupla Chitãozinho & Xororó intitulados: NOVA GERAÇÃO com participações de João Bosco & Vinícius, Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Zé Henrique & Gabriel, Guilherme & Santiago, Luan Santana e outros. AMIGOS: com participações de Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo, Victor & Léo, Bruno & Marrone, Cézar & Paulinho entre outros. Tínhamos a certeza que já havia esgotado os artistas que poderiam trabalhar juntos nesse projeto, e com isso Chitãozinho & Xororó inovaram mais uma vez nessa comemoração dos 40 anos de carreira e  um show especial (e magnífico) com a Orquestra Bachiana Filarmônica do Maestro João Carlos Martins e uma turnê especial dos 40 anos com canções marcantes na carreira da dupla tocadas em seus arranjos originais. Desta vez com a participação de artistas de outros segmentos. Até agora foram divulgados os nomes dos seguintes artistas: Caetano Veloso, Maria Gadú, Sandy & Júnior, Djavan, Fábio Jr, Fafá de Belém, Alexandre Pires e o maestro João Carlos Martins. 


Nesse trabalho tive o cuidado de assistir inteiro, já que os que continham artistas sertanejos eram prováveis de imaginar como seria o trabalho e aonde ele se destacava. Nesse trabalho batizado de SINFÔNICO, o que mais me chamou a atenção foi a presença do maestro João Carlos Martins e sua orquesta, e como seriam os arranjos das músicas, se elas teriam um DNA sertanejo, afinal os instrumentos eram algo nunca inimagináveis no segmento sertanejo.
Antes de cada música, a dupla mostrava em um breve makking off anterior as músicas, explicando o porque daquele convidado e mostrava Chitãozinho & Xororó opinando nos arranjos da orquestra. Sabendo disso como poderíamos imaginar que esse trabalho não teria uma qualidade musical acima da média. Esse projeto é uma aula musical, confesso que eu já considerava Chitão e Xororó uma espécie de Deuses Sertanejos, mas depois disso acho que o termo Deuses é pouco para os irmãos José e Durval. 
Eles mostraram o quanto eles prezam por seu maior instrumento de trabalho, as suas vozes, e depois de alguns 40 anos dá para se entender que eles estão mesmo em um pedestal acima dos outros. O momento mais emocionante do dvd foi ver o dueto de Sandy & Júnior com Chitão & Xororó, ali vimos o quanto o sangue corre nas veias dos jovens artistas. Nesse momento foi divulgado que o maior ídolo da dupla na opinião de Júnior nunca foi seu pai Xororó, ele admira mesmo e é fã do tio Chitãozinho, para mim isso soou como uma bomba, jamais imaginaria isso. Podemos ver ali também Sandy soltando a garganta mostrando ao seu pai Xororó que ele precisaria soltar a garganta mais do que ela para se sobressair sobre ela.
Tem muitos momentos mágicos nesse dvd e se eu for listar cada um deles, esse artigo aqui não terá um limite de linhas, então fica aqui a dica para todos procurarem assistir esse dvd de alguma forma, nem que for entrar no youtube e procurar o dvd por completo. Fique abaixo com o vídeo listado acima:  




    Reportagem : Maurício Ferigato